Nyll Mergello
Nyll Mergello: cantor, compositor, produtor musical, ator, pensador, crítico, poeta, escritor...
Nyll Mergello é um cara que fez um monte de coisas no mundo artístico, mas que a bem dizer não fez nadica de nada. E este artigo vai explicar o por que dessa afirmação.
Bom, segundo verificações que fiz, ele teve êxito num teste para compor o elenco de atores para um filme nos anos noventa. Na época em que fez parte do programa Show de Calouros do Sílvio Santos, caiu nas graças do diretor do referido programa, Wanderley Villanova, que até onde eu soube, abriu grande espaço para o jovem Nyll Mergello, inclusive colocando-o em destaque á frente de todos os outros calouros do programa, e proporcionando-lhe todas as chances possíveis de crescimento. Nyll obviamente não se empenhou o bastante.
Wanderley Villanova Sílvio Santos
Um fato interessante é que na mesma época, o hoje renomado apresentador
Rodrigo Faro dançava
break lá na Av. Ataliba Leonel, de frente do Teatro Sílvio Santos, a fim de chamar a atenção do diretor do programa Show de Calouros,
Wanderley Villanova, em busca de uma chance - como ele mesmo revelou em entrevista (Confira o link
RODRIGO FARO LEMBRA INÍCIO DE CARREIRA).
Rodrigo Faro atualmente e no Grupo Dominó (de vermelho) 1992-1994
Nyll Mergello e Rodrigo Faro, embora à mesma época aspirassem dos mesmos objetivos comuns, nunca se conheceram. A ironia é a seguinte: Nyll Mergello era o cara que tinha tudo nas mãos, mas foi quem ficou no anonimato. Já Rodrigo Faro, que não media esforços para realizar seus sonhos, cresceu e se tornou muito famoso, sendo hoje um dos maiores apresentadores de televisão do Brasil, além de ser um dos caras mais ricos entre os famosos do país. Cantor talentoso, excelente apresentador de televisão, bom ator, pai de família impecável. Tem algo de bom que Rodrigo Faro não seja?
Não estou aqui querendo desmerecer ou mesmo ofender Nyll Mergello. Mas pessoas esforçadas são realmente algo bonito de se ver, contemplar e se inspirar, até mesmo como exemplo. Não aqui julgando ou tirando quaisquer méritos de Nyll Mergello. Não é isso. Porém, depois de pesquisar muito sobre a trajetória dele, até por fim bater um papo pessoalmente com o próprio, entendi que ele mesmo reconhece as mancadas que cometeu e consequentemente as chances que perdeu por conta dessas mancadas. Existem lá certas mágoas de si consigo mesmo, pelo que entendi. Mas vamos lá explicar a que mancadas me refiro aqui, já que esse termo abrange um monte de coisas negativas, e a intenção do contexto em pauta não é bem essa. Digo mancadas no sentido de ele não haver se esforçado um pouco mais para chegar ao nível de popularidade que seu talento merecia. Não nego, fico até com raiva, pois conheço o talento desse cara, e sei que sua contribuição para a cultura brasileira seria infinita se ele tivesse realmente galgado os degraus da fama segundo sua capacidade criativa e talento elevadíssimos. Eu como simples fã e admirador de seu trabalho me sinto assim, mas existe em sua própria família pessoas que se irritam só de ouvir falar no assunto, e não é por outra razão, não. É exatamente pelos mesmo motivos que eu. Só para vocês terem ima vaga ideia.
Embora pareça uma comparação injusta, não posso deixar de fazer um paralelo entre o renomadíssimo Rodrigo Faro e o quase anônimo Nyll Mergello, pois isso não deixa de ser uma tremenda lição de vida para aqueles que correm atrás de suas metas. Não basta ser bonito, humilde, talentoso, carismático ou popular. É preciso muito mais que isso para se chegar a algum lugar na vida. É preciso ser persistente, ter garra e muita, muita força de vontade. Não deixar se abater facilmente e acima de tudo lutar com unhas e dentes. Ter amigos também é muito importante, amigos que estejam no lugar certo e na hora certa chegam a ser uma bênção. Ninguém cresce sozinho, amigo. Parcerias são essenciais. É preciso abraçar todas as oportunidades, como foi o caso de Rodrigo Faro e não o de Nyll Mergello. Neste ponto fica a incrível lição de Rodrigo Faro, ponto pra ele, pois sua luta inicial fez dele o que é hoje, um dos caras mais influentes do Brasil. Claro que nem é preciso falar de riqueza, né? Tem dinheiro para comprar um milhão de jegues, camelos, burros e seja lá mais que o dinheiro possa comprar.
Anos depois, Nyll Mergello voltou ao Teatro Sílvio Santos, na Ataliba Leonel. Ao vê-lo,
Wanderley Villanova exclamou surpreso. "Você de novo aqui?" "Pois é", foi a resposta. Dá para sentir um certo desprezo na expressão do diretor? Bom, não sei responder a essa pergunta. Haviam se passado um ou dois anos, talvez. Naquela época o SBT não era tão rico quanto é hoje. Ainda bem pouco tempo antes, os ensaios do maestro Zezinho e sua turma ainda aconteciam num espaço bem limitado ali na
Av. General Ataliba Leonel, ao lado do
Teatro Sílvio Santos. Os músicos que faziam o programa Show de Calouros eram: Bira (1934 — 2019),
Rubinho ((
1936 —
1999) e Derico, que ficavam sentados num banco de madeira simples, num canto reservado, de onde ficavam observando enquanto o pernambucano
Maestro Zezinho (1932 — 2010), sentado à frente de um piano, recebia os calouros. Cada um recebia uma senha, com a qual adentrava o local e parava ao lado do maestro. Ele perguntava que música o infeliz ia cantar, depois mandava o mesmo soltar a voz. Ele então registrava no cartão com o nome do calouro a nota que combinava com a voz do mesmo e este era liberado. Vinha então o próximo e assim sucessivamente até fechar o número da semana. Os demais voltavam para casa onde aguardavam a chegada de um telegrama do SBT (geralmente às terças-feiras, chamando para nova seleção).
Neste processo, eram verificados os calouros potencialmente bons e também aqueles indivíduos cuja noção parecia ter escapado durante o nascimento. Estes últimos eram selecionados já tendo-se em vista sua capacidade de tomar buzinadas e levar o público às risadas. Claro que mesmo os bons tinham medo de pisar mal e levar a sonora e traumática buzinada do Maestro Zezinho.
É bom frisar que durante todo o tempo em que foi calouro, o jovem Nyll Mergello era usado pelo diretor do programa para motivar os demais. Já no novo lugar de ensaios, dentro do próprio Teatro Sílvio Santos, num enorme salão, Wanderley geralmente chamava Nyll Mergello à frente dos demais. Ele então fazia um discurso que Nyll já conhecia bem, no qual elevava o programa e sua capacidade de lançar novos talentos, como havia sido o caso de
Gretchen e outros nomes da música.
"Assim como foi com esses artistas e está sendo com o Nyll", frisava sempre Wanderley,
"também pode ser com vocês. Então, aproveitem a oportunidade e não deixem escapara essa chance."
Bom, pelo visto, Nyll Mergello deixou escapar a tal chance, o que explicaria a reação de Wanderley Villanova ao rever o jovem tempos depois.
Oswaldo Nettio (Deputado Estadual) Augusto Liberato (o Gugu)
Coincidentemente, por volta de 1991/1992, após ser recebido pelo então deputado
Oswaldo Bettio, em seu gabinete, na
Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado, encantado com o talento do jovem, gentilmente o indicou (através de uma carta de apresentação) para um grande amigo seu do mundo artístico. O tal amigo era ninguém menos que o apresentador e empresário artístico
Augusto Liberato (o
Gugu do SBT), dono da
PROMOART SHOWS, que na época "recrutava" rapazes para a segunda formação do
Grupo Dominó. Na verdade, Nyll Mergello fora até o gabinete do deputado apenas em busca de apoio para o projeto de um de seus livros, intitulado
"Caolho, crioulo de olho loiro", cujo rascunho (algo como uma sinopse e um longo trecho do livro) que deixou o famoso radialista e político bastante impressionado e encantado com o rapaz.
Visto que a indicação fora de um amigo de Gugu, e tendo em vista que o indicado era potencialmente forte candidato para compor a boy band do empresário, só podemos chegar à conclusão que Nyll Mergello, assim como em várias outras oportunidades, não se empenhou muito no objetivo e portanto deixou escapar essa grande oportunidade. Sem querer ironizar, só me resta dizer: Melhor para Rodrigo Raro. Porque mesmo sem se conhecerem, davam passos pelas mesmas calçadas.
Bom, Rodrigo Faro foi selecionado para compor a nova formação da boy band, o que alavancaria sua carreira para outros rumos no mundo artístico. A partir dali, o mundo ficaria pequeno para ele e seu talento guerreiro.
José Mojica Marins e seu famoso alter ego Zé do Caixão
Alguns anos depois, Nyll Mergello conheceu ninguém menos que José Mojica Marins. O renomadíssimo cineasta, mais conhecido como Zé do Caixão, foi outro que demonstrou interesse no jovem Nyll Mergello, que por sua vez novamente não se esforçou. José Mojica Marins faleceu em São Paulo aos 83 anos em 19 de fevereiro de 2020 vítima de uma broncopneumonia.
Grupo Mamonas Assassinas
Mas existem outros paradoxos na trajetória de
Nyll Mergello, como por exemplo a história da composição que ele fez para o grupo
Mamonas Assassinas, e que cerca de três dias após terminar a música, e quando já planejava ir a Guarulhos tentar mostrar a música para a banda, ocorreu o acidente que destruiu os sonhos de Dinho e seus amigos. No acidente morreram todos os membros da banda, assim como a equipe e o piloto do avião. Leia mais sobre esse fato no link a seguir.
Danada (para Mamonas Assassinas)
Marcelo Aguiar anos noventa e cópia de ingresso falsificado para show em Salinas, MG (1999)
Um acontecimento interessante ocorreu em 1999. Naquele ano, Nyll Mergello e seu parceiro Lulla Leão (que então formavam a dupla Carlos Leão & marcello Panthera) foram convidados por um tal
Orlando Jalaska para abrir um show de Marcelo Aguiar, que ocorreria na cidade de Salinas, Minas Gerais.
Orlando Jalaska era então um dos diretores da Rádio Delta FM na cidade mineira, e
Marcelo Aguiar estava em franca ascensão, com músicas no topo das paradas e ainda por cima era o astro e galã da novela
Estrela de Fogo, da TV Record. A própria música tema da novela, "
Estrela de Fogo" era do cantor. Também músicas como "
Não dá pra fazer amor sem ter você" eram febre nacional e estavam na língua do povo.
Não dá pra não dizer que aquela não era uma oportunidade de ouro para Nyll Mergello e seu parceiro. Para melhorar, o tal Orlando Jalaska e a dupla se tornaram amigos, o que aparentemente só deixaria a situação mais favorável. A pedido de Jalaska, a dupla entrou em estúdio às pressas para gravar duas de suas músicas, especialmente para a Delta FM. O
KF Digital Studio, do maestro
Kênio Fuke, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, foi o escolhido. A música tinha por finalidade a divulgação da dupla lá na "
capital da cachaça", como é nacionalmente reconhecida Salinas. Afinal os caras abririam o show de um artista que estava bombando geral. As músicas foram gravadas e enviadas, começando logo a divulgação a todo vapor. As músicas gravadas foram "
Parece um sonho" e "Vou buscar você pra mim" (Assista o vídeo de "
Parece um sonho" no final desta página.)
Mas quando se trabalha com gente errada, tudo tende a dar errado. E nessa história muita coisa ia rolar, causando reviravolta e grandes decepções. Até viraria caso de polícia.
Como é bastante perceptível, Nyll Mergello era um jovem bastante despretensioso e sem muita ambições, apesar do enorme talento. E isso, é claro, o fez perder enormes chances de crescer no mundo artístico. Mas nunca foi algo que o abateu. Apaixonado pela simplicidade, não é daqueles que ficam lacrimejando pelas coisas passadas.
Nyll Mergello, entre outras particularidades, sempre foi um artista preocupado com o social. Nunca se conformou com desigualdades e injustiças de nenhuma espécie. Especialmente no que diz respeito ao direito das mulheres e a proteção das crianças, sempre demonstrou isso nas suas composições. O racismo e o preconceito nas suas mais diversas facetas é um tema que no decorrer de sua carreira, mostrou-se algo bastante incômodo. Apesar de ser o tipo de cara bem comportado, nunca foi o tipo de abaixar a cabeça e se conformar, muito menos engolir sapos. Por isso ganhou inimigos e desafetos, inclusive durante a juventude na Zona Leste de São Paulo, chegou a ter sua cabeça a prêmio, pois alguns marginais, incomodados com suas ações justas, puseram em prática um plano para eliminá-lo. Obviamente os que o apoiavam e que gostavam dele sempre foram maioria. Com isso, no fundo existia também por parte de seus inimigos o medo de machucá-lo e sofrerem as consequências. Mas, por milagre ou não, o fato é que ele permaneceu entre nós, enquanto a maioria dos que desejavam seu mal, ou desapareceram ou tiveram que se conformar.
Músicas que falam sobre preconceito são várias, mas podemos destacar
Luar de Deutschland (Deutsches Mondlicht), que abordaa fundo o nazismo por meio de uma personagem e suas tristes lembranças dos campos de concentração durante a Segunda Grande Guerra Mundial.
Sobre motivação, temos entre muitas, a belíssima
Ser ou não ser (Aos trancos e barrancos) e sua mensagem motivacional que nos eleva a um altíssimo patamar. A letra é profunda e de grande apelo psicológico.
Já as músicas "Demais (Menina carioca)" e "No maramar (Garota catarinense)", evocam a notória beleza das mulheres cariocas e catarinenes.
No campo do amor não existe limite para o extraordinário louvor de suas composições, tornando-se difícil destacar um título. Mas, pela beleza entre tantas unanimidades, podemos mencionar "Sonho ilusão", pela delicadeza e simplicidade de sua letra.
Já Fantasias nos traz a beleza e inocência do amor por meio de uma letra ingênua e profunda, com uma mensagem de paz e ao mesmo tempo a pureza de uma criança. Torna-se difícil distinguir o personagem, se um adulto sonhador e enlevado pelos delírios do amor ou os sonhos de paz vistos pela mente de uma criança.
Desta feita teve vários projetos solo ou em parceria, nunca se afastando totalmente do mundo artístico. Mas obviamente nunca alcançou grandes metas nesse sentido, o que é um pena, pois o mundo realmente era muito pequeno para ele naqueles saudosos anos noventa, pois seu talento era deveras gigante.
Enfim, a imensidão criativa de Nyll Mergello é algo que não deixa de ser surpreendente, tendo em vista que vivemos num mundo onde o copia e cola se tornou quase tão obsessivo quanto natura. São tantos os plágios e plagiadores que chega a ser uma bênção poder contemplar um artista exemplar cuja criatividade transcende seu próprio eu.
Pois bem, após ficar afastado da música por uns tempos, especificamente de 2004/2005 quando terminou a parceria com Carlos Leão (Lulla Leão), amigo pessoal com quem lutava por um lugar ao sol desde 1997, Nyll Mergello se manteve oculto, por assim dizer, do mundo da música até o ano de 2021, quando resolveu tirar da gaveta alguns de seus trabalhos e lançar na internet, após preparar desde 2017, uma infinidade de arranjos para um álbum "caseiro". No entanto, contrariando todas as previsões do artista, veio a pandemia, e assim todas as gravações tiveram que ser feitas de modo praticamente "artesanal" dentro de sua própria casa, sem os esmeros e recursos de um estúdio de gravação.
E foi assim que surgiu o álbum "
Qual Fênice Φοῖνιξ", composto por 21 singles, "
A hora do paredão", um excelente projeto instrumental, sendo que várias das músicas foram compostas para vídeos do
Projeto Gibi's Animation GBA, como trilha sonoras de vários filmes do ranger texano dos quadrinhos
Tex Willer, produzidos pela
GBA Animation.
Por fim, no mês de novembro de 2021, Nyll Mergello começou a trazer à tona velhos trabalhos realizados com seu antigo parceiro Carlos Leão, rebatizado por Nyll Mergello como Lulla Leão, especificamente para este regresso à luz do mundo via internet. O projeto visa o lançamento de pelo menos dois EP's, sendo que o primeiro foi chamado de "Parece um sonho". Muito provavelmente o segundo será chamado de "Parece um sonho 2", levando assim a marca do artista, que costuma fazer isso, à exemplo de "A hora do Paredão 1" e "A hora do paredão2".
Fato é que ele próprio está dando roupa nova às músicas gravadas no final da última década do século vinte (1997) e meados de 2003/2005. As músicas estão sendo remasterizadas e ganhando nova roupagem por meio de segunda voz, além de cortes ou reduções aqui e ali. O próprio artista está produzindo tudo. Os resultados já podem ser sentido, basta comparar o EP "
Parece um sonho", onde podemos notar a diferença entre as gravações feitas em 1997 e as mudanças efetuadas em 2021.
Nyll Mergello e Lulla Leão - Foto: Agência Olympo/2003
Parece um sonho, de 1997, versão 2021
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